Difusora FM São Jorge Do Oeste

Notícias/Geral (Categoria Oculta)

Sanepar amplia produção de água para Dois Vizinhos com captação no Aquífero Guarani

A expectativa é de que o poço produza em média 200 mil litros de água por hora

Sanepar amplia produção de água para Dois Vizinhos com captação no Aquífero Guarani
Imagem: Sanepar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Sanepar está iniciando as obras de perfuração de mais um poço para abastecer a cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado. A nova unidade vai captar água do Aquífero Guarani, a mil metros de profundidade.

A expectativa é de que o poço produza em média 200 mil litros de água por hora, ampliando em 60% a capacidade de produção do sistema.

A perfuração do poço está sendo executada em área da Sanepar, porém a parte da estrutura operacional da obra ocupa parte de outra área cedida pela Prefeitura de Dois Vizinhos, nas proximidades da captação do Rio Girau Alto. O prazo para execução é de seis meses.

Somente nesta etapa de perfuração, a Sanepar está investindo R$ 9 milhões. Logo após serão feitas as análises da qualidade da água e a confirmação da vazão prevista. Após essa etapa, a Sanepar irá licitar as obras de interligação do poço ao sistema de abastecimento da cidade. A previsão é de que o novo poço entre em operação no próximo ano.

“A Sanepar projeta e executa as ampliações dos sistemas de abastecimento, visando ter água disponível para atender a demanda da população. Com essa obra, a projeção de atendimento com água tratada em Dois Vizinhos vai até 2040”, explica a gerente geral da Sanepar no Sudoeste, Rita Camana.

O grande diferencial dessa obra é o processo de resfriamento da água. Nessa região, o Aquífero Guarani apresenta água com temperatura de 45º C. Por isso, são necessários projetos, obras e equipamentos que promovam o esfriamento e façam com que água chegue a 26º C.

A técnica de resfriamento é necessária para que a água seja adequadamente tratada, atendendo os parâmetros de potabilidade.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também