Nesta segunda-feira, dia 27, começa mais uma campanha nacional de vacinação contra poliomielite – a paralisia infantil –, que vai se estender até o dia 14 de junho. Dia 8 de junho, um sábado, haverá a mobilização estadual e todos os municípios vão manter as suas unidades de saúde abertas para oferecer a vacina às crianças.
A chefe da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella, reforçou a necessidade de os responsáveis levarem as crianças para tomar a dose. “É muito importante que os pais e responsáveis procurem as unidades de saúde, levem a carteirinha de vacinação dos seus filhos, para que os profissionais possam avaliar se a criança precisa completar o esquema primário de vacinação, que é composto por três doses da vacina inativada da poliomielite, que é a VIP, ou se a criança precisa receber a vacina da campanha”, disse a Nadia.
Devem ser imunizadas todas as crianças de um a quatro anos de idade com a vacina oral da poliomielite, que é a “Gotinha” – a VOP –, desde que essa criança já tenha completado o seu esquema primário de três doses com a VIP.
A meta da campanha de vacinação é atingir 95% das crianças. As vacinas foram recebidas e distribuídas durante a semana para os 27 municípios da região. Foram mais de 20 mil doses distribuídas para que segunda-feira, 27, todos os profissionais de saúde possam oferecer a vacina às crianças.
Na área de abrangência da 8ª Regional há 24.968 crianças de 1 a menores de 5 anos, ou seja, de 1 a 4 anos, público-alvo da campanha.
Em São Jorge d’Oeste a vacinação também acontece a partir de hoje e no dia 08 de junho um sábado, dia “D” da campanha as unidades de saúde vão funcionar das 08 às 13 horas. No mesmo dia será possível fazer a vacina da gripe para todas as faixas etárias.
Comentários: