Difusora FM São Jorge Do Oeste

Notícias/Geral (Categoria Oculta)

DOM EDGAR LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

O tema é “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”

DOM EDGAR LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Foto: Niomar Pereira/ JdeB.
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertl concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem para marcar o lançamento da 60ª edição da Campanha da Fraternidade. Este ano, a campanha, inspirada na Encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”, tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

Durante a entrevista, Dom Edgar destacou que o período da Quaresma é um tempo de oração, jejum e caridade, com o amor ao próximo como um dos principais enfoques.

Segundo ele, a partir dos ensinamentos da Quaresma, dos textos bíblicos e da Campanha da Fraternidade, os cristãos são chamados a se sensibilizar para questões sociais como a fome, a educação e a saúde, com ênfase na amizade social neste ano de 2024.

O bispo ressaltou que a frase “Vós sois todos irmãos e irmãs” destaca a importância da coexistência pacífica e da solidariedade entre as pessoas. “Alguém que vive a prática da quaresma com jejum, a oração e a caridade, mas está em guerra com o outro, aí é a uma contrariedade. Eu posso estar fazendo bons propósitos pessoais, mas não estou tendo essa sensibilidade para com o outro.” Dom Edgar diz que a campanha tem esse caráter de mobilização em torno do tema escolhido todos os anos.

De acordo com ele, a amizade social refere-se ao comportamento e à convivência harmoniosa na sociedade, especialmente em um contexto marcado por conflitos e guerras.

“A amizade é um dom de Deus, mas não basta dizer eu sou amigo, é necessário um cultivo, uma preparação, ter práticas de amor. Precisamos redescobrir o que é belo, como posso perceber beleza naquelas pessoas que me são menos simpáticas, onde tenho poucas empatias, como vou perceber beleza naqueles que pensam diferente, que tem um partido diferente, uma cor diferente, um time de futebol diferente, uma religião diferente, aqui que está o valor da amizade social. Não vou caracterizar as pessoas pelo que pensam, mas vou honrá-las e respeitá-las porque são pessoas e trazem em si a marca de Deus”.

O bispo reforçou que a amizade é um dom de Deus, que requer cultivo, preparação e práticas de amor. À noite, no youtube da Diocese, estava prevista uma live, às 20h, com os padres Vagner José Raitz e Emerson Detoni para reforçar a importância da Campanha da Fraternidade 2024. 

FONTE/CRÉDITOS: Jornal de Beltrão
Comentários:

Veja também