Difusora FM São Jorge Do Oeste

Notícias/Agro

Brasil inicia contagem de 28 dias para se declarar livre da gripe aviária

O Brasil começou hoje a contagem de 28 dias para poder se declarar livre da gripe aviária no município de Montenegro (RS), onde foi registrado um foco

Brasil inicia contagem de 28 dias para se declarar livre da gripe aviária
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Brasil começou hoje a contagem de 28 dias para poder se declarar livre da gripe aviária no município de Montenegro (RS), onde foi registrado um foco da doença. Se não houver novos casos nesse período, o país poderá retomar o status sanitário internacional.

O que aconteceu
O prazo começou a valer após a conclusão do trabalho de desinfecção da granja. O serviço veterinário oficial terminou ontem a limpeza e desinfecção da área em Montenegro. Agora, o espaço entra no período de vazio sanitário por 28 dias, calculados a partir desta quinta. Este prazo é necessário para o foco ser considerado concluído e o Brasil retomar o status de livre de gripe aviária junto à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal)… 

Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações. É um procedimento previsto em protocolos internacionais, e estamos conduzindo esse processo com o máximo rigor e responsabilidade
Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária, em nota nesta quinta-feira (22)

A expectativa do governo é de que, depois dos 28 dias, os mercados que restringiram a compra de frango de todo o Brasil reduzam limitação. "Com a força do sistema e a transparência nos procedimentos, conseguiremos comprovar a contenção do foco e negociar com nossos parceiros comerciais protocolos que evitem o bloqueio total das exportações", declarou o ministro do Mapa, Carlos Fávaro.

Embora a gripe aviária não seja transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, alguns países temiam a contaminação sanitária dos plantéis comerciais. Com isso, pelo menos 62 importadores desses produtos brasileiros aplicaram algum tipo de sanção ao frango.

Países da União Europeia e outras 20 nações adotaram a suspensão total de carne de aves do Brasil. É o caso da China, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão seguem a restrição nacional.

Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão às exportações.

FONTE/CRÉDITOS: Economia/uol
Comentários:

Veja também